Os sintomas da depressão
A tristeza, o desânimo e a desesperança são os principais sintomas da Depressão porque a causa da doença é a perda real ou imaginária (de algo ou alguém que amava) sofrida pelo deprimido.
E, na medida em que o tempo segue, o choro fácil e sem motivo aparente, o pessimismo, a baixa auto-estima, certa irritação desmedida, o cansaço, o isolamento social, a dificuldade de concentração e a dificuldade para tomar decisões podem surgir.
Em relação ao sono, há duas possibilidades: a insônia ou o dormir demais. Em relação à alimentação também são duas as possibilidades: a perda do apetite conduzindo ao emagrecimento ou o aumento do apetite fazendo com que a pessoa ganhe peso.
E surgem mais sintomas: apatia, o desinteresse sexual, um crescente desinteresse pela higiene pessoal, ideias suicidas, sentimento de insuficiência e incapacidade, perda de sentido pela vida, sensação de vazio existencial.
Se os sintomas da Depressão são muitos, não significa que todo deprimido os apresentará, portanto, cada pessoa apresentará um conjunto deles.
E onde se localiza exatamente a gravidade da patologia?
A gravidade da Depressão está no fato dela minar o prazer de viver, ou seja, o doente perde a motivação para seguir vivendo sem a presença do objeto amoroso. Ele, então, definha e, se não reagir, morrerá.
Assista ao vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=EkSkrrEyx38&t=75s