Meus Livros
A condição humana é apresentada neste livro de duas maneiras: através de Contos e através da Análise Psicológica de cada um deles. Nos Contos, um contador de histórias, inspirado em casos extremos atendidos no estágio de Plantão Psicológico de uma Clínica-Escola, dá vida a personagens que afirmam singularidades enredadas numa complexa teia de vida e morte, de sofrimentos e desesperança, de auto-reconhecimento e continuidade do si-mesmo numa condição incomum de escolhas. Na Análise Psicológica de cada Conto, diversos temas apresentados pelas personagens são discutidos por um especialista em conhecimento psicológico. As análises são Ensaios que – gentilmente – convidam o leitor a refletir se utilizando de referências filosóficas e tecno-científicas.
Neste livro, resultado do seu doutorado, Fernando Cipriano persegue a verdade possível, apontando os equívocos de nossa formação como psicólogos e do treinamento em psicoterapia, propondo que o “saber” não obstaculize a escuta do paciente, reconhecendo a postura da “Teorização Flutuante” segundo Horstein. Durante cinco anos, ele acompanhou os seus sujeitos: a cada ano, novos quintanistas, contudo os mesmos dilemas, as mesmas questões. Cinco anos de Supervisão, correção de rumo, criação da Matriz Terapêutica. Desse substrato, nasce sua bem elaborada e apreciada tese de doutorado sobre A Transmissão do Conhecimento na Especificidade da Prática Clínica em Psicologia. Uma leitura indispensável a quem pensa a atividade clínica, a construção amorosa do saber clínico, o sentido e objetivo da intervenção clínica.
Da apresentação de Esdras Guerreiro Vasconcellos
Você sabe como surgiu a história do cupido? Ela vem desde a mitologia grega, onde era geralmente representado como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão em suas vítimas. Ele também era conhecido como Eros, o deus do Amor.
Você acredita em magia? Esse elemento fantástico está presente em diversas histórias, trazendo sempre uma nova forma para o leitor enxergar o mundo e acreditar que tudo pode ser possível. Pois bem, e se numa única história, o Mundo dos deuses fosse entrelaçado ao Mundo Mágico!? E mais: em decorrência da admiração de um cupido, de raras asas azuis, que admirava as crianças humanas!?
Então conheça a bela história do Cupido Azul, que aprisionado na admiração plena pelas crianças resolve tornar realidade uma ideia absurdamente absurda.